quarta-feira, 4 de maio de 2011

MATERIALISMO DIALÉTICO

MATERIALISMO DIALÉTICO (texto didático)
Luciano Braga Ramos
            Marx e Engels mostram com sua tese do materialismo dialético, que não são as idéias que movem a sociedade, e que o desenvolvimento social não é um processo mecânico e estático.
            Para esses pensadores o fundamental era analisar o desenvolvimento histórico do homem, era preciso levar em conta os fenômenos de produção, ou seja, não são as idéias e leis de causa e conseqüência, ou um processo linear ininterrupto que estabeleciam o processo histórico e social do homem, e sim as relações que o homem tem com a natureza através de sua transformação, e as relações que esse mantém com outros homens como ser social é que vão condicionar o desenvolvimento da sociedade
            Para Marx e Engels o processo histórico é dinâmico e dialético, ou seja, cada relação social traz dentro de si o principio de sua própria contradição, favorecendo a luta de classes com suas idéias opostas
            Marx argumenta que a economia é que move a sociedade, e consequentemente a História, pois cada vez que um incidente histórico ocorre, ele esta vinculado a um fator econômico, é sempre uma luta pelo poder econômico, problemas políticos, religiosos, e artísticos são questões secundarias, são complementos articuladores da administração econômica vigente.
            Política, religião, e arte vão servir a classe possuidora para manipular o desenvolvimento das relações sociais e tornar as massas submissas ao sistema.
            Sendo assim, estes pensadores nos mostram que o que rege uma sociedade é o materialismo, e que o espiritualismo é secundário para a vida humana. O homem necessita comer, beber, vestir-se e ter moradia.
            Por isso que na sua luta entre burguesia e proletariado, o fim da classe burguesa colocaria todos em igualdade.
            Para Marx era necessário que o Estado também tivesse um fim, pois o Estado favorecia a desigualdade social pelas suas idéias de família, religião, amor a pátria, ordem e progresso que só fazia enriquecer cada vez mais a burguesia, colocando o proletariado em situação de passividade por obediência aos costumes forjados por essa sociedade.
            Pelo Materialismo Dialético a necessidade de se possuir bens e um vivencia digna é que move as relações entre os homens e movimenta a sociedade em seu processo histórico-social.

Sugestão de leitura e referências: O manifesto do Partido Comunista;
A ideologia alemã; O Capital.

Sugestão de Avaliação de História para o 6º ano

  NOME: _________________________________________________ TURMA:______ DATA: ____/_____/_____ PROFESOR: Luciano Braga Ramos AVALIAÇÃO DE HIS...