quarta-feira, 4 de maio de 2011

PODER

PODER (texto didático)
Luciano Braga Ramos

            O poder pode ser entendido entre suas várias facetas, como algo criado com o objetivo de uma instituição, independente do grau de classificação dentro de um grupo social, como veículo manipulador social que busca sua legitimação a partir das práticas e representações para criar uma idéia ou aceitação dentro de um grupo determinado.
           
            Assim justificando suas práticas, subordinando os que deste grupo e sociedade participam, que ficam muitas vezes sujeitos as normas e regras manipuladas pelos sujeitos que constituem a base e a ordem desse poder. Sendo natural esses sujeitos encontrarem obstáculos dentro do grupo por poderes paralelos que interagem socialmente.
           
            O poder é exercido pelos sujeitos assim, como sofrido por estes. O poder está na família, na comunidade, em grupos da sociedade, nos governos, sendo que cada instituição carrega consigo seus subgrupos de poderes, ou poderes paralelos expostos ou subjacentes dentro de uma mesma sociedade.
           
            Em suma, o poder se estabelece dentro do meio em que o homem está inserido como prática dos sujeitos e das instituições manipulando e controlando massa e indivíduos em prol de uma idéia comum, que visa atender as necessidades de pessoas e grupos que vivem em sociedade.

Sugestão de leitura e fonte de refêrencia: Foucault e o poder.

Sugestão de Avaliação de História para o 6º ano

  NOME: _________________________________________________ TURMA:______ DATA: ____/_____/_____ PROFESOR: Luciano Braga Ramos AVALIAÇÃO DE HIS...